BOVA11: O ETF da bolsa de valores brasileira

Para quem está começando a investir, escolher entre as ações da bolsa pode ser difícil. Por isso, os ETFs, principalmente o BOVA11, podem ser ótimas opções.

BOVA11 é um ETF da bolsa de valores que utiliza o índice Bovespa como benchmark em relação a rentabilidade.

Não só o BOVA 11 busca replicar o desempenho do Ibovespa. BOVV e IVVB são apenas alguns exemplos dos outros ETFs que utilizam o índice como referencia.

Contudo, o BOVA11 é um dos que vêm se aproximando ao índice Bovespa com mais êxito.

O que é o BOVA11?

BOVA11

Como dito anteriormente, o BOVA 11 é um ETF (Exchange Traded Funds) que busca acompanhar os movimentos do índice Bovespa.

Os ETFs, também conhecidos como fundos de índices, são fundos compostos por diversas ações listadas em bolsa de valores.

No caso do BOVA11, aproximadamente 70 empresas da bolsa de valores compõe a carteira, mas com pesos distintos.

Isto porque, quanto maior o valor de mercado da empresa, maior será o peso dela na carteira deste ETF.

As principais ações do BOVA11, com maiores pesos, são:

  • Itaú (ITUB4) – 8,85;%
  • Vale VALE3) – 8,18%;
  • Bradesco (BBDC4) – 7,04%;
  • Petrobras (PETR4) – 6,69%;
  • B3 (B3SA3) – 5,02%.

Ter os maiores pesos em ações que têm o maior valor de mercado na bolsa é essencial para se aproximar ao índice Bovespa.

Afinal, flutuações em empresas de altíssimo valor de mercado, as famosas blues chips, impactam muito mais o índice da bolsa de valores do que pequenas empresas.

Vantagens do BOVA11

A esta altura, vale a pena reforçar as vantagens do BOVA11, sobretudo para aqueles que estão começando na renda variável.

Investir em ações pode não ser uma tarefa fácil para os iniciantes e fazer uma boa diversificação de ativos também pode ser difícil, até mesmo para os mais experientes.

Por isso, pode ser muito vantajoso investir diretamente em um ativo que seja altamente diversificado, composto pelas maiores empresas nacionais.

Além desse pontos, outras vantagens do ETF BOVA11, são:

  • Alto volume de negociação;
  • Alta liquidez;
  • Grande diversificação;
  • Rentabilidade anual média muito superior a renda fixa;
  • É possível investir em 70 empresas com pouco dinheiro;
  • Fácil de investir.

Portanto, investir no BOVA11, apesar da volatilidade do ativo, é uma maneira segura e eficaz de investir na renda variável.

Como investir no BOVA11 e demais ETFs?

Aplicar seus recursos em ETFs é simplesmente muito fácil. Mas, para isso, você precisará abrir uma conta em uma corretora de valores.

Isto porque, as corretoras de valores são as instituições financeiras responsáveis por intermediar ordens de compra e venda no mercado de capitais.

Após isso, basta transferir suas poupanças para a nova conta na corretora de valores e você já estará apto a investir.

Dentro da plataforma da corretora, você pode procurar pelo ticker (código) do ETF que você deseja, como o BOVA11, e informar o valor que pretende aplicar no ativo, desde que respeite o mínimo requisitado.

Apenas com esses poucos passos você pode investir em um ativo que contempla aproximadamente 70 grandes empresas.

Vale a pena ressaltar que é muito importante, principalmente para os iniciantes, pesquisar sobre as taxas envolvidas no processo de investimento em ETF, para que os custos de aplicação sejam minimizados e, por consequência, seus rendimentos maximizados.

Por fim, se você quer começar na renda variável e ainda não sabe analisar bem as empresas, o BOVA11 é uma ótima oportunidade de investir bem e de forma mais segura na renda variável.

Diversificando

Diversificando

O brasileiro é famoso por "não investir”, não sair da zona de conforto, guardar dinheiro na poupança, ou de fazer somente o que o gerente recomendou. Estamos aqui para provar o contrário e ainda fazer isso diversificando!
Diversificando

Diversificando

O brasileiro é famoso por "não investir”, não sair da zona de conforto, guardar dinheiro na poupança, ou de fazer somente o que o gerente recomendou. Estamos aqui para provar o contrário e ainda fazer isso diversificando!
Compartilha aí
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
NÃO PARE AQUI
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print